Copyright: um conceito ultrapassado

O portal Terra divulgou recentemente uma didática entrevista que ilustra uma das principais bandeiras do Partido Pirata, que é a luta contra as atuais leis de propriedade intelectual e industrial, incluindo copyright e patentes. É importante divulgar esse texto entre os novos integrantes e simpatizantes do Partido Pirata.

O advogado e jornalista alemão Till Kreutzer, especialista em direitos na rede, explicou como o conceito de copyright ficou ultrapassado. Na entrevista ele também tece comentários sobre um curioso projeto de lei alemão que pretende fazer com que sites de ferramentas de busca como Google, Bing e Yahoo! passem a pagar aos jornais locais pela publicação de cada snippet (título e parágrafo que aparece nos resultados de busca com informações básicas).

Terra – Qual é sua análise sobre este novo projeto de lei na Alemanha?
Kreutzer – Até o momento não era necessário fazer um contrato para mostrar o snippet, porque não era protegido pela lei de copyright atual. Eu diria que é um grande problema uma vez que vai prejudicar a inovação e o progresso tecnológico na internet. O Google, por exemplo, vai ter que concluir milhares de contratos antes de oferecer o serviço, vai precisar de uma licença (do autor). Talvez o Google, Yahoo! e a Microsoft possam lidar com isso, mas as pequenas empresas, como as start-ups – pessoas com grandes ideias de como fazer a informação mais utilizável – tenham mais dificuldade. Essas pessoas, quando quiserem entrar no mercado alemão no futuro, terão que assinar contratos.

Sobre Amanda

Jornalista, publicitária e escritora. Não necessariamente nessa ordem. Escrevo sobre muitas coisas, mas não sobre qualquer coisa. Colaboro com os sites Blogueiras Feministas (www.blogueirasfeministas.com), Femmaterna (www.femmaterna.com.br) e Mulheres Cismadas (www.mulherescismadas.com). Blog pessoal: www.luzdocerrado.wordpress.com.
Esse post foi publicado em Debate, Direitos Autorais e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s