Qual termo define melhor a bandeira do Partido Pirata? Proponho “EmPARaPAReamento”.

…rede [para empoderar colaboradores, com base nos valores do negócio, para construir e evoluir um coletivo coordenado]; rede, para criar e evoluir processos colaborativos de inovação, amplificando potenciais do negócio e mais rede, para engajar os consumidores como indivíduos, tornando-os o centro da comunidade de geração, agregação e captura de valor do negócio.

No blog do Silvio Meira foi publicado esse gráfico, obtido pela IBM a partir das respostas de 1700 diretores de empresas de tde mais de 60 lugares no mundo para a pergunta “o que vai ser essencial para a sobrevivência [ou competitividade] do seu negócio nos próximos anos?”.

Recentemente o fundador do primeiro Partido Pirata do mundo, Rick Falkvigne, propôs em um artigo que o termo “empoderamento” (empowerment, em inglês) seja considerado como elemento central da ideologia pirata. Essa proposta gerou muito debate no post original e no grupo Facebook sobre Cultura Pirata, que reúne postugueses e brasileiros ligados aos movimentos piratas no Brasil e em Portugal.

No grupo do Facebook, muito se discutiu não apenas sobre o significado do termo empoderamento, mas sobre o valor comunicativo, o poder de marketing da palavra para atrair novas pessoas a se descobrirem parte do que a indústria convenceu o Estado a chamar de criminosos. Questionou-se que o termo fazia mais sentido em inglês do que em português; que ele continha valor acadêmico, mas não valor social. O debate levou à descoberta coletiva de que já Paulo Freire usava o termo empoderamento no Brasil, em 1986 (FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986 [.pdf]).

Ver um blog com popularidade tão alta como o do Silvio Meira usar o termo empoderar de uma forma tão clara me realimenta a ideia de que o Partido Pirata, em todo o mundo, tem sim o empoderamento como um elemento chave de sua bandeira. Ainda que a palavra compartilhamento, ao meu ver, tenha uma identificação mais forte com os “princípios piratas”.

Em tempo: no bojo da discussão no Facebook, propus o novo termo EMPEER2PEERMENT, que poderia ser traduzido como EMPARAPAREAMENTO. E enquanto escrevia este post, que nasceu de um comentário ao post do Silvio Meira, acabei de comentar essa sugestão também no blog do Rick Falkvinge.

Anúncios

Sobre Paulo Rená

Paulo Rená da Silva Santarém é mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB. Professor de Direito e pesquisador no UniCEUB. Integrante fundador do Instituto Beta: Internet & Democracia e do Partido Pirata. Atuou no Ministério da Justiça (SAL/MJ) como gestor do projeto de elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Brasil. Servidor público federal no TST.
Esse post foi publicado em Debate, PPBr e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Qual termo define melhor a bandeira do Partido Pirata? Proponho “EmPARaPAReamento”.

  1. Amanditas disse:

    Será que populariza? Gosto do compartilhamento…

    • Paulo Rená disse:

      Amanditas, emparaparear é uma condição para compartilhar. Você apenas compartilha se estiver lidando com pares. Se não, é só download e upload sem sentido.

      Se vai pegar? Depende da circulação do termo, né. Se você ajudar, acho que pega P-)

  2. Luis Soeiro disse:

    Vamos marcar uma reunião?

  3. Pingback: Diálogo, por Paulo Freire | HIPERFÍCIE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s